Instituto Mauá quer organizar e fortalecer o artesanato Tupinambá
Uma equipe técnica do Instituto Mauá, visitou as comunidades indígenas tupinambá de Olivença em Ilhéus, e reuniu os principais representantes do setor, com a presença do secretario de municipal de Cultura, para discutir uma reorganização e fortalecimento do artesanato e da atividade.
Nas visitas e reunião foram discutidos diversos aspectos do segmento, incluindo novo padrão de design, comercialização, treinamento de pessoal e a perspectiva de aquisições de maquinas e ferramentas para a fabricação do artesanato.
A iniciativa foi da associação dos índios Tupinambá de Olivença (Ação Tupinambá), através do coordenador, Cláudio Magalhães. Um pedido atendido pelo superintendente do Instituto Mauá, Elias Dourado. “A intenção foi realizar uma parceria com os poderes público municipal e estadual para a consolidação da cadeia produtiva e do desenvolvimento sustentável e social através da economia solidária de nosso povo” frisou Magalhães.
A gerente de fomento do Instituto Mauá Ângela das Virgens, que comandou a visita, e celebrou a ação como positiva e firmou compromisso no sentido de atender as reivindicações das comunidades. Anunciou cursos técnicos e a aquisições de equipamentos e ferramentas para a produção do artesanato. “Esta é forma a gerar mais trabalho e renda para os índios de Olivença, que vivem do artesanato” arrematou Ângela.
Já o secretario de cultural municipal, Paulo Atto, disse já haver em andamentos algumas iniciativas para o setor e a comunidade, e se comprometeu com a ação. A reunião aconteceu no centro cultural Indígena de Olivença.